Locais que devem fazer parte do geoparque Raízes de Pedra são visitados por equipe

Redação do Diário

Locais que devem fazer parte do geoparque Raízes de Pedra são visitados por equipe
Entre os dias 23 e 26 de janeiro, a equipe do Geoparque Raízes de Pedra esteve nos municípios de Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Mata promovendo visitas técnicas. A iniciativa teve por objetivo conhecer melhor os possíveis geossítios que integram o território do geoparque para buscar uma avaliação por parte da concessionária.

Cada local visitado possui grande relevância para a pesquisa e para o turismo, visto que são únicos na região e no mundo evidenciando as raridades do território. Em São Pedro do Sul e Jaguari, municípios que também integram o mapa do geoparque, as visitas técnicas ocorreram em outubro.

Um dos locais visitados foi a Igreja São Caetano, em Nova Esperança do Sul. A igreja de pedra é de estilo espanhol do início do século 20. Por sua arquitetura e estado de conservação, foi escolhida para serem gravadas cenas da novela “A Dona do Pedaço”, da TV Globo, em 2019.

A iniciativa

Os geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica.

Na Região Central, outros dois geoparques aguardam pela certificação da Unesco: Quarta Colônia e Caçapava do Sul. Os dois territórios já receberam a visita de avaliadores internacionais, no final do ano passado, e receberam avaliações positivas. Essa etapa é necessária para se obter o selo.

Pontos visitados

Areais

Butiazal

Bica São Tomé

Igreja São Caetano

Praça Coronel Manoel Viana

Praia do Jacaquá

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

‘Tentaram fugir pelo forro’, relata funcionária da loja do Praça Nova sobre o assalto a mão armada Anterior

‘Tentaram fugir pelo forro’, relata funcionária da loja do Praça Nova sobre o assalto a mão armada

Redução da passagem do transporte público agrada santa-marienses Próximo

Redução da passagem do transporte público agrada santa-marienses

Geral